domingo, 26 de outubro de 2008

Autoridades!!

Uma autoridade é algo que é suposto ser uma entidade credível, acima de qualquer suspeita, que exerça autoridade, que cumpra os pressupostos da sua actividade.

Durante esta semana, e após longas semanas à espera da renovação do meu CAP de Técnico Superior de HST, desloquei-me às instalações da ACT para tentar perceber o que se passava com o meu processo e quando teria o meu certificado renovado.

Voltando ao início do processo...

O meu CAP tinha validade até 25 de Setembro de 2008. Em 13 de Agosto, um mês e meio antes do prazo de caducidade, decidi entregar todo o processo para a revalidação, incluindo, como é das normas, o original do meu CAP. Ou seja, a partir deste momento eu não poderia mais provar efectivamente possuir a qualificação necessária ao exercício da minha profissão.

De regresso à actualidade, dirijo-me aos serviços competentes :) e tentei ser atendido por alguém da área de certificação. Qual não foi o meu espanto quando me foi dito que o meu processo ainda não tinha sido analisado. Ou seja, ainda ninguém lhe tinha tocado. Passados dois meses e meio da entrega do processo ninguém lhe tocou!!! PORREIRO, Pá!!

Fica claro que a ACT se debate com problemas. E a arrogância que por vezes os seus inspectores aplicam nas visitas às empresas poderia ser aplicada em auditorias aos seus próprios serviços. Seja por deficiente organização, falta de recursos humanos ou outra razão, não é admissível que se prive uma pessoa do seu comprovativo de aptidão profissional por tanto tempo. Saliento que durante este período não é possível fazer parte de concursos, assinar documentos da responsabilidade exclusiva dos TS HST ou até um direito tão básico quanto mudar de emprego.

Não obstante este facto, fui atendido por uma senhora que se mostrou acessível, disponível e simpática, o que só por si não resolve o problema mas mostra que existe por trás do problema alguém que se esforçará por minimizar os danos.

3 comentários:

Carmen disse...

pois, lamentavel a tua situação...

mas, se ha coisa que me causa uma certa especie é, porque é que é necessario tanta prova, formação, comprovativos para uma simples renovação de CAP?

eu propria gostaria de tirar, mas o facto é que, e após ler o teu post cada vez me convenso mais que nao vale apena..

vale?

Vítor Borges disse...

Olá, obrigado por mais esta visita!

Continuo a achar que sim, que vale. É uma área muito aliciante. Exigente, ingrata por vezes, mas aliciante.

É também uma área recente, e por isso tem defeitos de ser ainda muito verdinha!!! São apenas 17 anos desde a Lei-Quadro que reformulou a Segurança em Portugal.

Carmen disse...

ah bom... o que vale é que é recente... ora se não fosse :)